12 de Fevereiro

2º IV - E1 D1 - 115
Reserva Florestal do Grajaú – RJ
Contraforte do Perdido do Andaraí - Face Norte

1969 - Abel Sales, Carlos Bandeira, José Arimatéia, José Bolhosa, José Velho, Olegário Costa e Paulo Cavalcanti

Descrição:

é a via mais popular do contraforte. Em aderência e pequenas agarras, mas muito bem protegida.

A primeira enfiada é cheia, com 60m, onde são necessárias 14 costuras.

Na segunda enfiada é possível chegar ao cume por uma variante ou seguir a linha original, mais fácil, em um trecho diagonal para a esquerda. Utilize costuras longas para evitar o atrito neste trecho.

O rapel é feito pela própria via.

Como chegar:

o Parque Estadual do Grajaú fica no final da Rua Comendador Martinelli, onde há um largo. Se estiver de carro é possível estacionar ali.

Para quem vai de ônibus, a principal referência é a Praça Edmundo Rego, ou Pracinha do Grajaú, de onde já é possível ver o Pico do Perdido. Há várias linhas de ônibus que chegam ali, inclusive integração com o Metrô.

Chegando ali, siga pela Av. Engenheiro Richard, em direção à pedra. No final desta, pegue à direita, já na Rua Comendador Martinelli, subindo uma ladeira. Mais à frente há uma curva para a esquerda e logo depois a entrada do Parque.

O horário de funcionamento é de 8h às 17h, de terça à domingo.

Já dentro do Parque, suba à direita, ao lado da sede, por degraus de concreto. Continue a trilha bem definida até encontrar uma canaleta de escoamento de água, siga até o final desta para a esquerda, onde encontrará um pequeno descampado, ali é a base da 12 de Fevereiro. Desde a entrada do Parque são cerca de 20 min de caminhada.

Powered by Wikiloc

Clique no croqui para baixar o pdf Croqui 12 de Fevereiro - 2º IV - E1 D1 - 115 m

Traçado 12 de Fevereiro - 2º IV - E1 D1 - 115 m

Histórico de verificações:

Data Situação Ação Colaboradores
06/07/2014 Proteções em bom estado Primeira avaliação e produção do croqui Claudney Neves e Karla Paiva

Fontes de consulta:

– Catálogo de escaladas do Rio de Janeiro, 1984 – André Ilha e Lúcia Duarte
– Guia de Escaladas do Grajaú, 1ª Edição, 2005 – André Costa Assaife e Monique das Neves Silva