Santa Trepadeira

Santa Trepadeira
4º V - E1 D1 - 80
Santa Teresa – RJ
Serra do Formiga - Face Nordeste

2015 - Hans Rauschmayer, Claudney Neves e Fernando Araújo

Descrição:

com sombra a partir de 13h, a primeira enfiada começa pelas grossas raízes de uma árvore, onde é possível proteger com fitas.

Após as raízes a via sai para uma fissura até chegar no platô da decisão. Aqui a via segue em chaminé, com uma chapeleta em sua metade, até chegar à primeira parada.

Continua em uma segunda chaminé, onde é possível usar boas agarras, até alcançar o artificial fixo com três chapeletas, alcançando o platô final.

O rapel é possível com corda única pela própria via, sendo o último rapel em árvore, nesse caso.

Como chegar:

de carro, suba para o bairro de Santa Teresa pela Rua Monte Alegre, pegue a Almirante Alexandrino, em direção ao Silvestre, e um pouco antes do número 4.098, onde fica o Centro Educacional Anísio Teixeira (CEAT), entre na Estrada Dom Joaquim Mamede, que é a que sobe para o Sumaré.
Estacione próximo ao número 394 da estrada, antes de uma bica de água.

Indo de ônibus é possível descer em frente ao CEAT e andar cerca de 1,2 Km até a entrada da trilha.
As linhas que fazem esse trajeto são:
006 – Castelo/Silvestre
007 – Central/Silvestre
507 – Largo do Machado/Silvestre

São cerca de 15 min, sem grandes dificuldades, desde o local onde é deixado o carro até a base da via.

A entrada da trilha fica ao lado esquerdo da casa nº 235, começando em uma pequena escadaria.

Após subir a escadaria de concreto, continue pela trilha bem definida, seguindo os canos de água, que à frente desviam para a esquerda sobre uma larga canaleta de concreto. Continue em frente, onde vai encontrar outros canos, vire à direita, onde a trilha continua definida.

Suba em zigue-zague. Você chegará a um largo redondo com um toco seco no meio. A trilha continua logo à esquerda. Mais à frente passará por uma árvore caída à direita. Ali começa a marcação com fitas zebradas amarradas nas árvores. Aqui a trilha continua por um canaleta de mato por cerca de 15m, depois sai à direita da canaleta sempre subindo, mas menos definida.

Mais à frente você passará por uma árvore marcante com raízes largas, onde há um bloco meio enterrado. Contorne a árvore e siga em diagonal à esquerda até avistar blocos grandes à sua direita. Neste momento vire à direita em uma longa diagonal ascendente até alcançar a cumeeira da trilha, ao lado de outra árvore marcante, há uma bifurcação.

À direita desce uma picada para a base das vias Paredão Kika (4° VI) e O Renegado (5° VI). À esquerda, sempre seguindo a cumeeira, cerca de 50m adiante logo surgirá uma árvore 10m acima do nível do solo com grandes raízes descendo a parede. É a base das vias Santa Trepadeira e Um Carnaval em Santa Teresa, inconfundível.

Se passar da base dessas vias, chegará à uma grande chaminé com uma entrada em forma de gruta (base da Fissura Tadeusz Hollup), volte 30m.

Powered by Wikiloc

Clique no croqui para baixar o pdf Croqui Santa Trepadeira - 4º V - E1 D1 - 80 m

Traçado Santa Trepadeira - 4º V - E1 D1 - 80 m

Histórico de verificações:

Fontes de consulta:

– Os conquistadores

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Responda a questão para publicar seu comentário. *