Paredão Surpresa

Morro do Santo Inácio - Face Norte

1978 - Felis Pires, João Müller, Leonardo Alvarez e Ruy Mazurek

Descrição:

A via inicia para a esquerda e, depois, volta para direita, seguindo reto até a primeira parada.

A segunda cordada segue pra cima, vindo um lance de III sup, numa passagem para a esquerda, bem abaixo do teto, até chegar a uma chapeleta, antes do crux.

O crux de V fica numa passagem em livre, num lance bem aéreo e vertical, fazendo a segunda parada acima dele. Dali, sobe um pouco e segue numa horizontal para a esquerda e toca pra cima até o final da via, com lances variados.

O rapel pode ser feito pela via, tendo duas duplas entre a P4 e a P2, evitando a horizontal, num trecho por fora via.

Se preferir, pode subir até o cume do Santo Inácio e descer por trilha, chegando ao Parque da Cidade.

Como chegar:

O início da trilha fica no final de uma vila, cujo acesso é feito pela rua Mário Joaquim Santana, n° 204.

Seguir subindo pela vila até o final, onde há uma passagem para essa trilha. Dali, segue-se caminhando até a base.

Assim que chegar à parede, deve-se seguir para a direita até achar uma subida num trepa-pedra. A base da via começa alta.

Clique no croqui para baixar o pdf Croqui Paredão Surpresa - 3º V - E2 D2 - 250 m

Traçado Paredão Surpresa - 3º V - E2 D2 - 250 m

Histórico de verificações:

Data Situação Ação Colaboradores
2019 Proteções em estado ruim Regrampeação e produção do croqui Blanco P. Blanco, Marcos Velhinho Lima, Marcelo Correa e Leandro do Carmo

Fontes de consulta:

– Catálogo de escaladas do Rio de Janeiro
– https://pitbullaventura.blogspot.com/2019/07/regrampeacao-da-via-paredao-surpresa.html